3 de nov. de 2008

to be

estar no mundo é vasto imenso, grande
todo dia um pouco mais café
álcool
água
tem tanta gente
hoje é aniversário
preciso sair, ir pra rua
pensei - quero filme
vou ao cine, ver gente na tela
catar um pouco de vida, de outras vidas
andar na rua, na praça
na volta do cine tem banco e a gente pode sentar, ficar
ver gente é estar no mundo
o telefone toca, amigos de longe, de muito tempo
amigos de outros tempos, que sempre aparecem no dia de aniversário
e que faz tanto que não vejo
ser estrangeiro tem dessas coisas
e tenho pensado nisso
é preciso sair de casa
é preciso sair à rua
ir ter com a vida
experimentar vida
: experimenta!
a rua dá o que a casa não daria
é preciso ir à rua
rumo às terras de nossos filhos
arrasto de NTZ
sair das terras de nossos pais
seguir aprendendo
o que nem a casa nem a escola nos daria jamais
é preciso sair, ver
experimentar, tropeçar, cair
Kafka passeando na madrugada
a volta na esquina do Mario
idéia no percurso
idéia que falta à tese de Oscar M.
corta a rua gente de todo tipo, um mundo
dores sortes infortúnios
gente parada escorada olho-vago
queixo em troca de apoio
em casa a gente só tem o que é de casa
quando eu era criança queria o mundo
subia pra cima do muro
ficava ali sentada, olhando, olhando
o que se vê em cima do muro?
o longe, o que é outro, do outro
levar para cima do muro outrem
é dar a outrem o outro que se vê ao longe
o outro que fascina, chama, convoca, declina
não se leva para cima do muro qualquer um
não se dá a qualquer um o outro que, ao longe, nos fala
o muro é a marca física de que há um outro, um longe, um para lá
um que não é de casa, da família, papai e mamãe
não é casa de família, papai e mamãe
não é caso de família, papai-mamãe
mas hoje eu vou ficar em casa
não é dia de sair
eu me alimento da memória
o futuro é o passado a ruir o devir
mas hoje eu vou ficar latente
já não me importa hoje à noite
o que eu quero é o meu pedaço mais torso
vou-me embora, pois não posso arrumá-las senão na solidão
Kafka
e como é ir prá rua?
sentada, deitada
calada vou pra rua
caminhar também é parar
entrar no quarto de estudos e viajar
muitos mundos os livros
viagem imóvel
bons encontros
se mover!
no espaço físico
e no pensamento
percorro meus livros antes do banho
antes de sair
de me vestir
leio:
que quer dizer sair? que implica esse verbo, mediante o que indica a ação de abrir uma porta e passar do interior ao exterior, ganhar a rua, deixar atrás a casa?
Manuel Delgado
é preciso saber olhar, saber ver
tu és minha bola de pólo perseguida pela minha corrida
eu corro sem cessar, estou a te perseguir
Kiarostami
eu corro atrás de qualquer um e saio a perguntar coisas aqui e ali
ao mesmo tempo, fui eu que organizei o caminho
Godard
vou pro banho, vou pra rua, vou catar
Agnès Varda, vou catar
vou ver um filme brasileiro
vou me dar cinema hoje
acho que hoje vou sozinha
gosto de ficar calada
depois de ver
de estar ali
de sair e não falar
o filme segue em mim, mesmo que eu não goste
ele me segue, dura, me tem
às vezes tenho medo
e hoje é dia grande
telefone, gente, lembranças
às vezes tenho medo
zana & zé

Nenhum comentário: